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O Que te Faz Ganhar Peso no Período Menstrual?

Se você já subiu na escala pouco antes de seu período começar, talvez tenha notado que já está com alguns quilos a mais.

Mas calma, antes de começar a surtar, saiba que o ganho de peso durante o período é um efeito colateral muito comum (mesmo que siga dietas e faça exercícios).

Há uma série de razões físicas e biológicas, que fazem com que as mulheres fiquem mais propensas ao ganho de peso duas semanas antes de seu ciclo.

Algumas dessas razões podem ser mudanças naturais que acontecem no corpo, conheça todas a seguir.

Alta progesterona

O estrogênio e progesterona liberados pelos ovários, são mais altos antes de iniciar o período.

E esse aumento pode o tornar mais propensos a ganhar peso.

Quando a progesterona é alta temos mais fome, e isso nos estimula a comer diversos doces e outros alimentos calóricos (nos quais devemos nos atentar).

Menos movimento

À medida que os níveis hormonais flutuam no ciclo, você pode sentir sintomas da TPM. Os mais comuns sintomas da tpm são:

  • Fadiga;
  • Inchaço;
  • Cãibras;
  • Mau humor;
  • Indisposição;
  • Dores no corpo.

Tudo isso pode prejudicar seu regime de exercícios e contribuir para o ganho de peso, especialmente quando associamos os outros fatores.

Embora possa parecer a última coisa que você queira fazer, os pesquisadores descobriram que oito semanas de exercícios aeróbicos, podem realmente diminuir os sintomas da TPM.

Baixa serotonina

Seu cérebro também pode estar brincando com o corpo durante o período.

Quando o estrogênio cai e o sangramento menstrual começa, também se diminui os níveis de serotonina no organismo.

Níveis baixos de serotonina freqüentemente causam a compulsão por açúcar, o que pode, por sua vez, provocar o desejo ardente por chocolate (quem nunca? rs).

Retenção de água

Os hormônios menstruais não somente mexem com a sua apetite, como também pode fazer com que retenha líquidos.

A retenção de água aumenta durante o ciclo, pois a progesterona faz com que a expansão dos vasos sanguíneos acomode mais fluídos.

Então, se você deseja saborear lanches ricos em sódio, controle a vontade e os delicie depois do período… será bem mais vantajoso!

Resistência a insulina

No período, sabemos que a progesterona aumenta a resistência à insulina.

Isso significa que seu corpo não processaria os açúcares como costumava fazer, mas as permanecem no sangue por mais tempo, contribuindo para o ganho de peso.

Você pode não perceber, mas isso acontece. As mulheres diabéticas são mais propensas a perceber.

Queda de magnésio

Por volta do primeiro dia do período, os níveis naturais de magnésio no corpo diminuem.

Como o magnésio regula a hidratação do corpo, níveis baixos podem causar desidratação.

E por isso fique atenta, pois as vezes que você sente fome, na verdade pode ser sede.

Todas essas alterações no nosso corpo, nos deixa com as percepções realmente confusas.

O baixo teor de magnésio no corpo pode causar o anseio da sacarose, então você acaba comendo mais alimentos em vez de pegar o copo de água.

Então, para diminuir as probabilidades de ganhar 1 kg a mais este mês, que tal tomar mais água ao invés de comer “besteiras”?

Fica a dica hein meninas. Espero que tenham gostado… até a próxima!

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